17 de abr. de 2009

Jackson encastelado no palácio

A política é cheia de armadilhas...

O governador Jackson Lago foi cassado por compra de votos, num julgamento que tem muito mais de oculto que de aplicação da Lei formal. O que é oculto eu nunca sei. Está na escuridão, na penumbra, no velado, no que é segredo dos escolhidos, orgulho dos dirigentes.

Será que os ministros do Supremo negociaram a sentença, como sói ocorrer frequentemente? Sinceramente, não creio. Eles têm o peso da toga, da responsabilidade de sustentar o Estado e não se trocariam por migalhas. O que poderia ter ocorrido é que o julgamento foi mais político que jurídico.

Dos ocultos ninguém nunca fala: por covardia ou por cumplicidade.

Ninguém fala sobre a fortuna do governador Jackson e seus compatriotas. Ninguém cita os interesses econômicos do seu grupo político.

Ninguém fala também dos interesses econômicos do grupo Sarney. Quais são suas empresas, quais os seus laranjas. Quanto do orçamento público é desviado para alimentar o capital de giro desses empresários.

O governador Jackson foi destronado pelo grupo Sarney, mas, curiosamente, jamais falou dos interesses econômicos do grupo adversário. Fala genericamente, fala do pobre Fernando Sarney – que virou símbolo do esquema de corrupção do esquema adversário. Sente-se o cheiro de cumplicidade: eu não toco nas tuas partes íntimas e você não toca nas minhas partes íntimas...

Uma política feita na escuridão...

Gente que tem vergonha não gosta da luz.

Agora, dia 17 de abril de 2009, às 07h00min, o governador Jackson está encastelado no Palácio dos Leões. Claro, um ato doloroso de solidariedade com os companheiros mais radicais, que serão os verdadeiramente prejudicados com a perda do poder. O governador discursa uma resistência de fachada, como se carregasse o peso da responsabilidade de acompanhar os pobres inocentes que estão ali reunidos.

A maioria dos outros companheiros do governador já está dignamente colocados na prefeitura do Castelo, na prefeitura do Madeira, na prefeitura do José Arlindo, na prefeitura do Leão...

A política é cheia de armadilhas...